Colunista

Ale Boiani

É vantagem ter investimentos no exterior? O que é uma off shore?


13/10/2021 | 00:00:00 | Visto por: 8240 leitores

     Manter investimentos no exterior pode ser uma boa forma de diversificar a moeda de investimento, os tipos de empresas disponíveis e diminuir o risco ao que estamos expostos dentro do nosso próprio país.

 

     Na Europa e nos Estados Unidos, é bastante corriqueiro os investidores terem uma parte do patrimônio investido no exterior. O brasileiro é grande consumidor de produtos e serviços importados, sendo assim, por que não investir nestas grandes marcas que ele consome? Nike para tênis esportivos, streamings como Disney, Netflix, HBO, aplicativos como Uber, celular, relógios importados, computadores e notebooks da Apple são apenas alguns dos exemplos de produtos e serviços mais utilizados.

 

     O real perdeu para o dólar nos últimos 10 anos cerca de 65% do seu valor, e o mercado internacional é bastante desenvolvido, tendo áreas disponíveis para investir que aqui no Brasil ainda são bastante incipientes, como por exemplo, a área de tecnologia. A bolsa de tecnologia americana, a NASDAC, no ano de 2020 apesar da pandemia, fechou o ano com uma rentabilidade acima de 50% no ano, em dólares. Para que vocês tenham uma ideia, dos investimentos disponíveis no mundo, o Brasil representa por volta de 1%, e temos empresas no mercado americano que sozinhas, representam a nossa bolsa de valores por completo.

 

     Abrir uma empresa no exterior, uma "offshore", e incluir investimentos mobiliários (ações, fundos, etfs, rendas fixas , etc) e imobiliários (residências, escritórios, galpões, etc) nela - desde que feito oficialmente e declarado ao fisco, é uma excelente forma de pagar menos tributos legalmente, assim como resolver questões sucessórias.

 

     Um empresário no Brasil tem todo o seu patrimônio em risco caso ocorra algo com a empresa, pois como empresário, responde com patrimônio próprio. Ter parte do capital investido no exterior blinda e protege parte do seu capital.

 

     Nos Estados Unidos, quando uma pessoa física tem mais do que U?60 mil investidos, caso venha a falecer a família precisa abrir um inventário, mesmo que a pessoa não resida fiscalmente lá, e pagar o imposto sucessório de 40%, 45%, dependendo do estado. Isto seria o equivalente ao nosso itcmd (imposto de transmissão causa 'morte e doação').

 

     Na pessoa jurídica, ou seja, em uma offshore, isto não ocorre, pois a empresa não morre.

 

     Ter o valor investido na pessoa jurídica também permite que os impostos sobre rendimentos sejam postergados, pagos somente no momento do resgate, sobre o ganho do capital.

 

     Infelizmente no Brasil com todo o histórico de corrupção, ao se ouvir que alguém tem patrimônio no exterior, empresas offshore, se associa a algo errado, ilegal, ao invés de se ver como uma oportunidade de investimento disponível cada vez mais inclusive ao pequeno investidor.

 

     Hoje já é possível, inclusive, abrir conta digital em dólares, tanto para utilização em viagens e pagamento de serviços e produtos dolarizados, como conta investimento para acessar diretamente esses ativos no exterior. Alguns players no mercado brasileiro têm facilitado a vida do pequeno investidor através da tecnologia e acesso a produtos que antes pareciam coisas apenas para milionários.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.