O futuro do trabalho e os desafios das próximas décadas


Por Redação

07/06/2021  às  08:28:04 | | views 7873



É o que propõe a série \'O Amanhã do Futuro do Trabalho\', realizada em parceria entre MIT Sloan Review Brasil, Talenses Group, Grupo Stefanini e Fundação Dom Cabral


Que tal fazer uma viagem para o futuro para entender a mudança do trabalho nas décadas de 2020, 2030 e 2040? O que foi bom e por quê? O que poderia ser melhor? Onde nós fizemos boas escolhas e no que erramos? Em que medida cada um de nós contribuiu para o novo mundo? Essas e outras incertezas serão debatidas no próximo dia 8 de junho, às 18h, em mais um encontro da série 'O Amanhã do Futuro do Trabalho', realizada em parceria entre MIT Sloan Review Brasil, Talenses Group, Grupo Stefanini e Fundação Dom Cabral.

 

Dois dos futuristas mais respeitados do Brasil, Rosa Alegria e Jacques Barcia, com a mediação da conceituada jornalista Adriana Salles, irão debater em que serão materializados os futuros possíveis, prováveis e desejáveis para o trabalho. Essa é a melhor maneira de construir o futuro já amanhã. 

 

É fato que a sociedade está imersa na Nova Economia, que continua sendo associada a startups, tecnologias e a empresas estabelecidas com capacidade de se transformar digitalmente. No entanto, essa Nova Economia vai muito além disso. Diz respeito a outras estratégias de mercado, novas estruturas organizacionais, tantas outras culturas corporativas, novas cadeias de valor, novos propósitos e, sem dúvida, é uma força de trabalho reinventada. É urgente propor mudanças para ter sucesso hoje e no futuro.

 

A websérie integra o hub de conteúdo já iniciado sobre o Futuro do Trabalho, que conta com quatro episódios e um Summit. O tema se mostrou muito mais amplo e ainda incipiente em relação a discussões mais profundas e constantes. Por isso, e somado aos constantes desafios do mundo atual, o projeto foi ampliado e conta com a construção deste site.



Sobre os futuristas

Rosa Alegria - Futurista profissional há 20 anos, pioneira em futurismo no Brasil, Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston (EUA), Especialista em Sustentabilidade pelo Schumacher College (Inglaterra). Criatividade pelo CCL Center for Creative Leadership (EUA) e Global Management pelo Morehouse College (EUA). Cofounder da startup Pangera - Mundo sem Idade, que promove relacionamentos intergeracionais para inovação.  Diretora do movimento global Teach the Future no Brasil, Diretora do Projeto Millennium no Brasil think tank de futuristas pesquisadoras que realizou o estudo Trabalho x Tecnologia 2050. Integra o grupo editorial para o Journal of Futures Studies e Human Futures para a América Latina.

 

Jacques Barcia - É jornalista, escritor de ficção especulativa e futurista profissional. Ele é pesquisador do Institute for the Future (IFTF), onde atua investigando futuros do clima e indústria, entre outros. Ele também faz parte do corpo docente do IFTF e é cocriador do treinamento Design Futures da instituição. Suas histórias foram publicadas em revistas dos Estados Unidos e Inglaterra como Clarkesworld e Electric Velocipede, além de antologias como Shine, The Apex Book of World SF 2 e The Immersion Book of Steampunk. Seus contos também foram usados como base estratégica para organizações como Mozilla. Jacques é mestre em design e mora no Recife.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.