Avanço do Talibã no Afeganistão coloca mundo ocidental em alerta, diz especialista


Por Redação

01/09/2021  às  12:42:02 | | views 7873



Italiano irá participar do World Combat Conference (W2C) em Itu, evento internacional sobre Segurança Pública e Combate Armado


A tomada do Afeganistão pelo Talibã coloca em alerta todo o mundo ocidental para uma nova onda de ataques terroristas. Essa é a opinião de Giovanni Piero Spinelli, palestrante internacional e especialista em Inteligência, Anti e Contra-Terrorismo. O italiano, que já esteve na região do Oriente Médio em diversas missões, será um dos palestrantes do World Combat Conference (W2C), evento que reunirá os principais nomes da segurança pública, estratégia, tiro e combate urbano do mundo em Itu (SP).

 

“O erro de estratégia não foi militar, mas sim político e diplomático. Os soldados que estavam no Afeganistão fizeram o seu trabalho”, avalia Spinelli. Para o italiano, a principal dificuldade em conter o avanço do Talibã no país é de fundo político e diplomático. “Há um abismo cultural enorme. É muito difícil para um ocidental interpretar e entender a visão de mundo dos afegãos”, afirma.

 

De acordo com ele, essa dificuldade passa pelo idioma e também pelo código de conduta na região. “O Afeganistão é um país enorme e formado por muitas tribos. Há um grande número de dialetos. Nós ocidentais fracassamos em compreender essa complexidade e oferecer uma alternativa real para a cultura deles que freasse o terrorismo”, completa.

 

Spinelli avalia que a vitória do Talibã no Afeganistão gera efeito de entusiasmo em outros grupos terroristas e coloca a segurança do mundo em perigo. “As organizações de inteligência em todo o mundo ocidental estão em alerta”, afirma. Ele também acredita que os volumes de tráfico de ópio e heroína voltarão a crescer, uma vez que o país é um dos grandes produtores internacionais da droga. “Durante o período de presença das forças de coalizão no país, houve um controle maior sobre o tráfico. Agora, o próprio Talibã entrará em cena para negociar com grandes compradores de ópio, que também é muito usado pela indústria farmacêutica”, completa.

 

Saiba que é Giovanni Piero Spinelli

Giovanni Piero Spinelli é ex-paraquedista da Brigada “Folgore”, força de elite do Exército Italiano. Consultor Independente da OTAN, autor de livros, palestrante e especialista em Inteligência, Anti e Contra-Terrorismo. Ex- contratado do Departamento de Defesa dos EUA em países de alto risco.

 

Hoje é diretor da STAM Strategic & Partners Group de Londres e Instrutor chefe da STAM Strategic & Partners Group Latin America Ltda de São Paulo.

 

Conheça o W2C

O World Combate Conference (W2C) é um evento que reúne os principais conferencistas de estratégia, tiro e combate urbano do mundo. A conferência ocorre entre 4 e 7 de setembro, no complexo BASE Armalite, em Itu (SP).

 

São esperados mais de 700 instrutores policiais e de armamento e tiro para uma maratona de 42 clínicas práticas e sete palestras de referência internacional.

 

Em sua segunda edição, o W2C terá ainda uma feira com a exposição e comercialização das principais marcas do mercado bélico, tático e esportivo/outdoor. Saiba mais em https://w2cbrazil.com

 



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.