Papel parlamentar no combate aos crimes cibernéticos


Por Redação

30/11/2021  às  18:48:14 | | views 7873


@freepik/Adobe Stock

A cada minuto, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (2) sobre o papel do Parlamento brasileiro no combate aos crimes cibernéticos. O evento será realizado às 14h30, no plenário 14.

 

O seminário atende requerimentos apresentados pelos deputados Bibo Nunes (PSL-RS) e Luis Miranda (DEM-DF).

 

Bibo Nunes lembra que, de acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe usando links com o nome dos bancos como isca para fisgar o consumidor e roubar dados.

 

Já Luis Miranda afirmou que, a cada minuto, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil. "O mundo virtual é campo fértil para os pedófilos e também para hackers que limpam contas bancárias e devassam arquivos pessoais na web, em busca de algo que possa ser usado para extorquir o dono do computador", disse.

 

Debatedores

Na primeira mesa do seminário, que tem como tema a "(In)existência do dilema segurança versus privacidade no combate aos crimes cibernéticos", confirmaram presença:

- o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araújo Boudens;

- coordenadora de pesquisa do InternetLab, Bárbara Simão;

- o cofundador do Instituto Beta: Internet & Democracia, Paulo Rená da Silva Santarém; e

- o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Fabro Steibel.

 

Pandemia

A segunda mesa vai abordar o aumento dos crimes virtuais durante a pandemia, especialmente vazamentos e vendas de dados de pessoas físicas e jurídicas. Confirmaram presença:

- o conselheiro-diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Sabbat;

- o executivo-chefe de Segurança da empresa PSafe, Emilio Simoni;

- a procuradora da República e coordenadora do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, representando a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fernanda Teixeira Souza Domingos;

- o diretor fundador da Data Privacy Brasil, Bruno Bioni;

- a vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Samara Castro; e

- a presidente e fundadora do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec), Raquel Lima Saraiva. (Com Agência Câmara)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.